segunda-feira, 29 de abril de 2019

DOCUMENTO INÉDITO REVELADOR DO DESEMPENHO DO ALUNO LUIZ CARLOS PRESTES NA ESCOLA MILITAR DO REALENGO (RJ)

Por Anita Leocadia Prestes  
via ILCP 


Após a conclusão do curso do Colégio Militar do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Prestes, em 1916, aos dezoito anos, ingressou na Escola Militar do Realengo. Logo no início do curso, era necessário seguir a disciplina de Geometria Analítica com o professor José Pio Borges de Castro, considerado o terror dos alunos, pois costumava reprovar em massa e raramente atribuía a alguém grau dez.

Para espanto geral dos seus colegas e de toda a Escola Militar, Luiz Carlos Prestes obteve nota dez na primeira sabatina promovida pelo prof. José P. Borges. O jovem Prestes só recebeu grau nove uma vez, mantendo a avaliação máxima o curso todo.

O desempenho de Prestes durante o curso na Escola Militar sempre foi comentado e admirado por seus contemporâneos e por várias gerações de oficiais que frequentaram essa Escola[1], mas só agora foi possível obter o documento original comprobatório da história que reverberara durante décadas. A caderneta do prof. José Pio Borges de Castro com a relação dos alunos e suas respectivas notas referente ao ano de 1916 foi encontrada pelo filho do professor, que leva seu nome, entre os guardados do pai, falecido há muitos anos. Esse documento até agora inédito (ver reprodução a seguir) me foi cedido pelo Dr. José Pio Borges de Castro Filho, junto ao qual assumi o compromisso de doá-lo à Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos. Nessa instituição encontra-se o acervo de Luiz Carlos Prestes que estava aos meus cuidados após o falecimento da minha tia Lygia Prestes, responsável pela sua preservação durante muitos anos.



Será mais um documento franqueado ao público para que as novas gerações de brasileiros possam conhecer a vida do Cavaleiro da Esperança – figura legendária que marcou a História do Brasil no século XX.

Rio de Janeiro, abril/2019

[1] Por exemplo, o depoimento do capitão José Rodrigues, contemporâneo de Prestes na Escola Militar, in José Rodrigues, Luiz Carlos Prestes: sua passagem pela Escola Militar (Fortaleza, Typographia Minerva, 1927).


Nenhum comentário:

Postar um comentário