segunda-feira, 4 de março de 2019

Documentário: Portinari do Brasil





Produzido em 2012, o documentário é um retrato fiel do mais importante pintor social do País, Cândido Portinari. Frases extraídas de suas memórias e narradas em primeira pessoa pelo ator Herson Capri contam a história do artista plástico, pintor, ilustrador e muralista.

Ao longo de quase uma hora, o filme passa pela vida de Portinari, desde sua infância no interior de São Paulo, passando pelo primeiro curso de pintura, a viagem para o Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Belas Artes, até sua ida para a Europa – e também o casamento e o nascimento do seu único filho.

“Mesmo quando faço outra coisa sai camponês. Meus pais eram camponeses pobres. Não posso me esquecer deles. (…) Gosto muito de pintar trabalhadores. Nasci entre eles. Gosto de representá-los em minhas telas.”

Ao longo da vida, Portinari cultivou amizades com intelectuais como Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego e Manuel Bandeira. O pintor morreu lentamente por causa de envenenamento provocado pelas próprias tintas que usava em suas telas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário