A especificidade desta coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno.
O público ao qual se destina esta coletânea são alunos de pedagogia e demais licenciaturas, alunos de mestrado e doutorado em educação, pesquisadores da área educacional e professores atuantes nos diversos níveis da educação escolar.
MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 192 p.
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Sumário
Apresentação
O legado do século XX para a formação de professores
Lígia Márcia Martins
O debate contemporâneo das teorias pedagógicas
Newton Duarte
Construtivismo, pós-modernidade e decadência ideológica
José Luis Derisso
Os conceitos de atividade e necessidade para a Escola Nova e suas implicações para a formação de professores
Afonso Mancuso de Mesquita
Alienação e emancipação na transmissão do conhecimento escolar: um esboço preliminar
Mauro Sala
Relações entre o desenvolvimento infantil e o planejamento de ensino
Ana Carolina Galvão Marsiglia
A arte e a formação humana: implicações para o ensino de literatura
Nathalia Botura de Paula Ferreira
O trabalho do professor e a alfabetização: uma análise dos ideários educacionais
Fatima Aparecida de Souza Francioli
O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin
Juliana Campregher Pasqualini
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