Aula ministrada pelo historiador Fernando Novais, em 24 de fevereiro de 2016, no curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura (Escola da Cidade).
O historiógrafo começou a aula a partir de um olhar sobre o fenômeno do anacronismo e a importância do estudo sobre os processos de colonização para evitá-lo, apontando três etapas fundamentais na construção do olhar do historiador: a análise sobre o que aconteceu (do ponto de vista lógico), quando aconteceu (do ponto de vista cronológico) e onde aconteceu (do ponto de vista geográfico-espacial).
O estudo da colonização é a maneira de se evitar o anacronismo. Há uma história comum da colonização. A colonização desse período [no Brasil] coincide com o que acontece na Europa: formação dos Estados, formação do capitalismo e a laicização da cultura.
Fernando Novais é professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou no Departamento de História da FFLCH entre 1961 e 1986 na cadeira de História Moderna e Contemporânea. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde lecionou no Instituto de Economia entre 1986 e 2003. Doutor em História pela Universidade de São Paulo (1973), é autor do livro “Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial”, obra clássica da historiografia brasileira, e de inúmeros trabalhos importantes sobre história e historiografia.
Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Claudia Bicudo
Kátia Harumi
Textos
Clarissa Mohany e Felipe do Amaral
FONTE: BAÚ/Escola da Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário