domingo, 1 de maio de 2016

Exposição com fotografias de Pierre Verger no Rio de Janeiro

Djibouti, Djibouti: Pierre Verger, 1938 (Foto: Fundação Pierre Verger / Divulgação)

Inaugurando a unidade carioca da Galeria Marcelo Guarnieri, de São Paulo, a mostra reúne obras produzidas ao longo de toda a trajetória do fotógrafo e etnógrafo franco-brasileiro, que dedicou boa parte da vida ao registro das religiões de matriz africana.

Pierre Edouard Léopold Verger (19021996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. Ele realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes. Além disto, produziu uma obra escrita de referência sobre as culturas afrobaiana e diaspóricas, voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do
candomblé e tornandoos seu principal foco de interesse. (Informações em www.pierreverger.org)

Para a mostra do Rio, a galeria apresenta um recorte dividido em 3 blocos. Um deles é dedicado apenas aos registros em países da América Latina e África – essas imagens foram exibidas em conjunto pela primeira vez no Museu de Arte Moderna da Bahia em 1992 e mostram tambores, instrumentos de sopro e cordas usados em rituais e celebrações.

O outro conjunto apresenta uma série de imagens selecionadas pelos editores da Revue Noire (Jean Loup Pivin e Pascal Martin Saint Léon) e pelo próprio fotógrafo, tais imagens deram origem ao livro e a exposição “Pierre Verger – Le messager”, editados para o Musée de l’Elysée, Lausanne, Suíça (1993) e Musée National des Arts d’Afrique et d’Océanie, Paris, França (1994).

Por fim, o último bloco da exposição apresenta um grupo de fotografias ampliadas em diferentes períodos de sua trajetória – a partir da década de 1930. Entre elas uma vista panorâmica de Pequim; cenas urbanas de Nova York, Mali, Peru, Bolívia, Brasil e França e imagens de rituais no Benim.

Serviço:
Pierre Verger
Galeria Marcelo Guarnieri
Período de visitação: 30.04 – 11.06.2016
Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 16h.
Entrada franca
Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D
Ipanema – Rio de Janeiro – Brasil

Juliaca, Peru, 1939 (Foto: Fundação Pierre Verger / Divulgação)
Festa do Senhor dos Navegantes, Salvador, 1959 (Foto: Fundação Pierre Verger / Divulgação)
Av. de Mayo, Buenos Aires, 1941 (Foto: Fundação Pierre Verger / Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário