Temática: História da Educação - instituições, autores e teses em tensão história
sob a Coordenação Editorial de Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Maria de Fátima Felix Rosar e Dermeval Saviani
A íntegra do número encontra-se disponível em:http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/index
Sumário
Editorial
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES, AUTORES E TESES EM TENSÃO HISTÓRICA | |
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Maria de Fátima Félix Rosar, Dermeval Saviani, Elza Margarida de Mendonça Peixoto | 1-6 |
Debate
LUIZ CARLOS PRESTES: UM JOVEM MILITAR EMPENHADO NA EDUCAÇÃO DOS SEUS SUBORDINADOS | ||
Anita Leocadia Prestes | 7-12 |
AGÊNCIAS E AGENTES NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1945) | |
Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra | 13-22 |
A INFLUÊNCIA DO “ESTILO AMERICANO DE VIDA” NOS EDUCADORES BRASILEIROS PÓS 1930 E ALGUNS DE SEUS CRÍTICOS: FLORESTAN FERNANDES E A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL SINDICAL DE ENSINO | |
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão | 39-50 |
Artigos
ORIGENS DO MOVIMENTO OPERÁRIO E DO SOCIALISMO NO BRASIL | |
Osvaldo Luis Angel Coggiola | 51-91 |
MUNDIALIZAÇÃO E SOCIEDADE MUNDIAL. APONTAMENTOS PARA UMA POSIÇÃO ONTOLÓGICO-POLÍTICA DO PROBLEMA | |
José Adriano Barata-Moura | 92-106 |
INSTITUTOBRASILEIRO DE FILOSOFIA: UMA TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA HEGEMONIA CONSERVADORA | |
Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves, Pedro Leão da Costa Neto | 107-115 |
ZEFERINO VAZ: UM REITOR DE DIREITA QUE PROTEGIA AS ESQUERDAS? | |
Caio Navarro Toledo | 116-132 |
A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL | |
Fabiana de Cássia Rodrigues, Lucelma Silva Braga | 133-145 |
BUSCANDO GRAMSCI NA OBRA DE BRIAN SIPSON | |
Marisa Bittar | 146-162 |
MARX E A EDUCAÇÃO: OBSERVAÇÕES ACERCA DE A IDEOLOGIA ALEMÃ E TESES CONTRA FEUERBACH. | |
Anita Helena Schlesener | 163-175 |
TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS | |
Gisele Masson | 176-184 |
IMAGINÁRIO SOCIALISTA | |
Claudio Katz | 185-195 |
O MARXISMO HISTORICISTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): TEORIA E PRÁTICA | |
Fábio Fernandes Villela | 196-208 |
TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO E URGENTE DIANTE DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO | |
Eraldo Leme Batista | 209-218 |
O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA UTFPR | |
Edevania Trevizan, Henrique Tahan Novaes | 219-232 |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SOFRIMENTO PSÍQUICO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO | |
Vivian Jilou, Sálua Cecílio | 233-241 |
O SETOR PRIVADO-MERCANTIL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A EDUCAÇÃO A DISTANCIA | |
Andreia Gomes da Cruz, Maria de Fátima Costa de Paula | 242-251 |
O SINDICATO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS | |
Olgaíses Cabal Maues | 252-262 |
A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA INSERÇÃO PERIFÉRICA NA ORDEM CAPITALISTA MUNDIAL. | |
Matheus Castro da Silva | 263-272 |
ERA DA INDETERMINAÇÃO? FRANCISCO DE OLIVEIRA E PROCESSO DECISÓRIO POLÍTICO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. | |
Lucas Patschiki | 273-282 |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CAPITAL E FORÇA DE TRABALHO NO BRASIL | |
Michel Goulart da Silva | 283-289 |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL | |
Iael de Souza | 290-303 |
Entrevista
MARXISMO E HISTÖRIA DA EDUCAÇÃO | |
José Luis Sanfelice | 304-310 |
Clássico
MANIFESTO DOS INSPETORES DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AO MAGISTÉRIO E À SOCIEDADE FLUMINENSES | |
Paschoal Lemme | 311-336 |
AS TAREFAS DAS UNIÕES DA JUVENTUDE | |
Vladimir Iilich Ulianov Lenin | 337-348 |
Resenhas
LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004. 324 p. | |
Renata Luiza Costa | 349-352 |
GRAMSCI NO LIMIAR DO SÉCULO XXI | |
Rodrigo Sarruge Molina | 353-354 |
O PRECARIADO | |
Jéferson Silveira Dantas | 335-358 |
Teses e Dissertaçoes: Resumos
EMANCIPAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO EM MARX: PARA UMA CRÍTICA DA FORMAÇÃO BURGUESA O HORIZONTE DA DESIGUALDADE SOCIAL | |
Vilson Aparecido da Mata | 359 |
O PROJETO EDUCACIONAL DA ITAIPU BINACIONAL (1974-1985): UMA EDUCAÇÃO PARA CADA VILA E PARA CADA FRAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA. | |
Denise Kloeckner Sbardelotto | 360 |
Expediente
EXPEDIENTE | |
Elza Margarida de Mendonça Peixoto | 361-363 |
ISSN: 2175-5604
Nenhum comentário:
Postar um comentário