Por Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro
Artigo publicado em: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 2 (2015): História da Educação - instituições, autores e teses em tensão histórica
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Os
anos 1930 no Brasil ficaram marcados
por intensos debates
sobre a realidade
nacional, por confrontos
sociais significativos e movimentos que mobilizaram diversificados
setores da sociedade brasileira. No entanto, nem sempre estes confrontos ganham
relevo na historiografia da educação. Apesar da profusão de estudos, a
historiografia da educação se caracterizou, por muitas décadas, por privilegiar
os temas do pensamento liberal, os intelectuais e o movimento da Escola Nova,
as reformas educativas comandadas pelo Estado no pós-1930 e o caráter
centralizador, dualista e excludente que foi impresso aos níveis de ensino e
aos processos de escolarização. Isto fica muito bem explicitado no estudo
comparado do Manifesto dos Pioneiros (1932) e o Manifesto dos Inspetores de
Ensino do Estado do Rio de Janeiro (1934) que, conforme seu autor, Marcos Cesar
de Oliveira Pinheiro, colabora para delinear as tensões entre os projetos da esquerda
e dos “liberais” no campo da educação, assim como as convergências existentes
entre eles e que atravessam as décadas seguintes no que diz respeito à difusão
da educação popular como instrumento da modernização, da democratização do país
e da responsabilidade do Estado diante dessa tarefa.
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