quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

PERSPECTIVAS EM CONFRONTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) E O MANIFESTO DOS INSPETORES DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1934)

 Por Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro


Artigo publicado em: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 2 (2015): História da Educação - instituições, autores e teses em tensão histórica

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Os anos 1930 no Brasil  ficaram  marcados  por  intensos  debates  sobre  a  realidade  nacional,  por  confrontos  sociais  significativos  e movimentos que mobilizaram diversificados setores da sociedade brasileira. No entanto, nem sempre estes confrontos ganham relevo na historiografia da educação. Apesar da profusão de estudos, a historiografia da educação se caracterizou, por muitas décadas, por privilegiar os temas do pensamento liberal, os intelectuais e o movimento da Escola Nova, as reformas educativas comandadas pelo Estado no pós-1930 e o caráter centralizador, dualista e excludente que foi impresso aos níveis de ensino e aos processos de escolarização. Isto fica muito bem explicitado no estudo comparado do Manifesto dos Pioneiros (1932) e o Manifesto dos Inspetores de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (1934) que, conforme seu autor, Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro, colabora para delinear as tensões entre os projetos da esquerda e dos “liberais” no campo da educação, assim como as convergências existentes entre eles e que atravessam as décadas seguintes no que diz respeito à difusão da educação popular como instrumento da modernização, da democratização do país e da responsabilidade do Estado diante dessa tarefa.

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