Do UOL, em São Paulo
Os bancos ainda dificultam a contratação de pacotes de serviços grátis pelos
seus clientes. A conclusão é de um levantamento feito pelo Idec (Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor) com os seis maiores bancos que atuam no
país. Os bancos negam.
Desde 2008 os bancos precisam, obrigatoriamente, oferecer o pacote gratuito.
Esse pacote foi estabelecido pelo Banco Central e inclui os seguintes serviços
gratuitos mensais: quatro saques (no caixa do banco ou nos caixas eletrônicos),
duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior,
um extrato anual e dez folhas de cheque.
O Idec fez a pesquisa em agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa
Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander.
Os pesquisadores pediram que suas contas correntes fossem alteradas para
contas de serviços essenciais. Alguns funcionários, segundo o instituto, não
tinham conhecimento desse direito e outros se negaram a fazer a conversão.
Os bancos creditam o resultado do teste a "falhas pontuais".
Atendente negou existência da conta gratuita
Segundo o Idec, no HSBC, o atendente negou que a conta gratuita existisse.
Ele confundiu os serviços essenciais com o pacote padronizado (que reúne uma
quantidade maior de serviços e deve ser oferecido também por todos os bancos,
mas é cobrado). Por fim, alterou a conta do pesquisador para o pacote
padronizado, que custa R$ 13,50 no HSBC.
O Banco do Brasil também não realizou a mudança. Embora tenha admitido a
existência do pacote de serviços essenciais, alegou que o tipo de conta do
pesquisador impedia que o "sistema" realizasse a conversão.
Bradesco e Santander fizeram a conversão da conta. Antes, porém, tentaram
persuadir o pesquisador a continuar com o pacote de serviços contratado.
Apenas nas agências da Caixa Econômica Federal e do Itaú os pesquisadores não
encontraram empecilhos para fazer a mudança.
HSBC diz que dá orientações aos gerentes
Em nota, o HSBC informa que "orienta seus gerentes a apresentarem ao cliente
a relação de pacotes de serviços disponíveis, inclusive a opção pelos serviços
essenciais livres de tarifação". Segundo o banco, informações prestadas
incorretamente são resultado de falhas pontuais.
Também por meio de nota, o Bradesco diz que cumpre as regras do Banco
Central, "tentando sempre oferecer o produto ou serviço mais adequado ao perfil
de cada cliente".
Já o Santander diz que "o funcionário apresentou ao cliente opções de acordo
com seu perfil, e por fim, atendeu ao pedido" dele.
O Banco do Brasil divulgou nota dizendo que os atendentes "são instruídos a
orientar o cliente com relação às diferenças entre os diversos pacotes de
serviços, de maneira a atender às necessidades de cada um" e que o banco
"oferece a possibilidade de optar pela utilização dos serviços essenciais ou a
aderir a outro tipo de pacote de serviços, inclusive ao padronizado".
Caixa e Itaú dizem que oferecem aos consumidores pacotes que mais se adequam
ao seu perfil de relacionamento com o banco.
FONTE: UOL Notícias - Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário