sábado, 28 de abril de 2012

Coletânia LABHOI UFF Passados Presentes


LANÇAMENTO DA CAIXA DE DVDs PASSADOS PRESENTES com os filmes "Passados Presentes - Memória Negra no Sul Fluminense" (2011, de Hebe Mattos e Martha Abreu), "Versos e Cacetes - o Jogo do Pau na Cultura Afro-fluminense" (2009, de Matthias Assunção e Hebe Mattos), "Jongos, Calangos e Folias - Música Negra, Memória e Poesia" (2007, de Hebe Mattos e Martha Abreu), "Memórias do Cativeiro" (2005, de Hebe Mattos, Martha Abreu, Guilherme Fernandez e Isabel Castro).



Em 2011, com a conclusão do documentário "Passados Presentes, memória negra no sul fluminense", o LABHOI (Laboratório de História Oral e Imagem da UFF) fecha um ciclo de filmes de pesquisa sobre a trajetória, a memória e o patrimônio cultural dos descendentes dos últimos escravos da antiga província do Rio de Janeiro.



A produção começou em 2005 com a realização de "Memórias do Cativeiro". Essa primeira experiência fílmica abriu novos caminhos de comunicação, de linguagem e de pesquisa e despertou nas professoras Hebe Mattos e Martha Abreu o interesse em expandir e aprofundar acervo e a escrita historiográfica audiovisual do LABHOI.



Através do Edital Petrobrás Cultural/2005, começou a ser composto o acervo audiovisual UFF Petrobrás Cultural Memória e Música Negra. Hoje com aproximadamente 300 horas de entrevistas e diversos tipos de manifestações culturais e políticas filmadas, o acervo, disponível na Biblioteca Central do Gragoatá na Universidade Federal Fluminense e com catálogo para pesquisa na web (http://www.labhoi.uff.br/), foi a base dos três filmes seguintes do Laboratório.



Cada filme produziu e trabalhou o acervo a partir de um recorte de pesquisa específico, circulando por personagens, lugares, danças, desafios e expressões comuns. Juntos, os diferentes pontos de vista sobre a história dos descendentes dos últimos escravos da antiga província do Rio de Janeiro se somam, permitindo uma visão mais ampla e complexa de cada um dos temas trabalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário