Hobsbawn, Eric J., 1917-2012
Tempos fraturados / Eric Hobsbawn ; tradução Berilo Vargas
São Paulo : Companhia das Letras, 2013.
Título original: Fractured Times.
Eric Hobsbawm foi um dos principais intérpretes da era moderna. Morto em 2012, ele deixou uma obra vasta capaz de dar sentido a um conjunto importante de transformações políticas e sociais, da Revolução Francesa aos dias de hoje. Os 22 textos reunidos em "Tempos Fraturados" são reflexões abrangentes sobre arte e política que ecoam algumas de suas obras clássicas, como A era dos extremos e Sobre história.
Em ensaios inéditos, resenhas sobre livros de ciência e economia ou conferências em festivais literários, o autor acompanha o florescimento da belle époque, as vertentes do capitalismo moderno na Europa e nos Estados Unidos, a consolidação da sociedade de consumo. Não há aspecto relevante da cultura burguesa que ele não tenha examinado com brilho e elegância. O rumo das artes na atualidade, cultura e política na virada no milênio, Karl Kraus, os judeus e a vida intelectual, economia, ciência, art nouveau, arte pop, caubóis, religião, todos são temas abordados no livro.
A coletânea, finalizada pouco antes da morte do autor, reúne em sua maioria textos escritos a partir dos anos 1990. É o caso de "Os intelectuais: papel, função e paradoxo", de 2011, que lamenta o desaparecimento do intelectual público: nos dias que correm, argumenta Hobsbawm, eles não têm como fazer frente a Bono Vox. É também o caso de "A perspectiva da religião pública", publicado pela primeira vez, que discute a religião no século xx como força política, em oposição ao papel que já exerceu como força intelectual. Mas talvez o texto mais surpreendente da coletânea seja "O caubói americano: um mito internacional?". A partir de um tema do imaginário pop, o historiador discute como uma subclasse empobrecida da região rural americana pôde dar origem a um símbolo de identificação nacional, fato que não se repetiu em outros países. "Tempos fraturados" é um testamento à altura do autor, um dos mais brilhantes intelectuais do século XX.
SUMÁRIO
Agradecimentos .................................... 7
Prefácio ........................................... 9
1. Manifestos ....................................... 17
PARTE I: a difícil situação da “cultura erudita” hoje
2. Para onde vão as artes? ................................. 27
3. Um século de simbolismo cultural? .................. 39
4. Por que realizar festivais no século xxi? ............... 54
5. Política e cultura no novo século .................... 64
PARTE II: a cultura do mundo burguês
6. Iluminismo e conquista: a emancipação do talento
judeu depois de 1800 ................................... 83
7. Os judeus e a Alemanha ................................ 101
8. Destinos Mitteleuropeus .......................... 109
9. Cultura e gênero na sociedade burguesa europeia
de 1870-1914 ..................................... 121
10. Art nouveau. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142
11. Os últimos dias da humanidade ..................... 158
12. Herança ......................................... 172
PARTE III: incertezas, ciência, religião
13. Preocupar-se com o futuro .......................... 189
14. Ciência: função social e mudança do mundo .......... 200
15. Mandarim com barrete frígio: Joseph Needham ....... 216
16. Os intelectuais: papel, função e paradoxo ............. 226
17. A perspectiva da religião pública .................... 237
18. Arte e revolução ................................. 259
19. Arte e poder ...................................... 266
20. Os fracassos da vanguarda. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 278
PARTE IV: de arte a mito
21. O artista se torna pop: nossa cultura em explosão ...... 299
22. O caubói americano: um mito internacional? ......... 310
Notas ............................................. 331
Índice remissivo .................................... 341
Nenhum comentário:
Postar um comentário