Do UOL EDUCAÇÃO
Prestar atenção ou anotar, eis a questão! Coordenar as anotações feitas em sala de aula e o foco no aprendizado não é tarefa fácil. No entanto, técnicas de anotação aliadas a abreviaturas e símbolos facilitam a vida do estudante e tornam o material de estudo mais eficiente.
Símbolos de taquigrafia –método de abreviação que substitui palavras, sílabas e expressões – são uma maneira de agilizar a escrita. O professor Paulo Volnei Bernardi afirma que essa é uma boa forma para alunos passarem para o papel a linguagem falada em sala.
Segundo Bernardi, o método, muito usado em tribunais, assembleias e câmaras, é um diferencial para os alunos de ensino fundamental, médio e superior.
Há diferentes técnicas de taquigrafia, no país as mais usadas são os métodos Maron e o Leite Alves, genuinamente brasileiros. Conforme a técnica usada, mudam os símbolos utilizados.
Além da taquigrafia, há também o método Cornell, usado não para traduzir com rapidez a fala do professor, mas para organizar e sistematizar as anotações.
Na taquigrafia, o som é a essência para o processo de tradução e no Cornell tudo está baseado no sistema visual. Com ele, o estudante é capaz de identificar rapidamente o conteúdo, pois disposição das anotações é mais didática. A técnica ajuda muito na hora de revisar a matéria.
Descobrir o próprio aprendizado
"Tem gente que precisa ouvir e anotar depois. Outras ficam anotando o tempo todo. Alguns parecem não estar prestando atenção na aula, mas é porque estão escrevendo", explica a professora do mestrado em Estudo de Linguagens do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), Ana Elisa Ribeiro.
A dica da professora é que o estudante faça um resumo do que lhe interessa. Para ela, o melhor é quando o aluno tem a habilidade de "sumarizar" a fala do professor com uma ideia própria e assim anotar somente o que absorveu da aula.
Dicas para anotações
- Escreva o que foi dito com suas próprias palavras
- Não se preocupe com a correção gramatical imediata após a anotação
- Anotar os dados em tabelas é útil para estabelecer comparações
- Tente transcrever a aula em linhas gerais na forma de itens usando travessões, abandonando os registros por parágrafos longos
- Usar mapas e esquemas pode ser um bom método para quem gosta de participar da aula
CONFIRA CINCO MÉTODOS PARA TORNAR AS ANOTAÇÕES MAIS EFICIENTES
Método | Descrição | Quando usar | Vantagens | Problemas |
Cornell | Divide o espaço do papel em três: para informações principais, palavras-chave e para relações entre os conteúdos | Em aulas ou palestras em geral. O método facilita a revisão de conteúdo para as provas e exames posteriores | Sistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar o texto a limpo | Nenhum |
Linhas gerais | Consiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, ganham indentações | Quando há tempo suficiente para pensar antes de colocar a informação no papel. O formato é eficiente quando sua habilidade de tomar notas já está afiada | É organizado se for utilizado corretamente. As margens mostram as relações entre os conteúdos anotados. Fica fácil de observar os pontos principais e os secundários | Exige mais reflexão durante a aula antes de escrever o conteúdo no caderno. O método não é bom quando o professor fala muito rápido |
Mapeamento | Utiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdos | Funciona em palestras e aulas que exigem participação. Com um gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matéria | Ajuda a prestar atenção à aula. Com cores diferentes, fica fácil visualizar os pontos principais do conteúdo na hora da revisão para a prova | A transição dos pontos principais para pontos secundários pode ser esquecida na hora de anotar o conteúdo |
Tabelas | Consiste em arranjar os dados em uma tabela, com divisões em categorias. É apropriado para fatos históricos, conteúdos de biologia ou de geografia, por exemplo | Empregado quando o assunto tem categorias, é denso e apresentado rapidamente. Funciona quando você já pensou nas divisões da matéria | Encontrar informações relevantes fica bem fácil. Funciona bem para memorizar fatos ou características do assunto quando você tem uma avaliação | A maior dificuldade é dividir as anotações em categorias. Pode ser necessário elaborar a tabela antes de a aula começar |
Sentenças ou frases | Cada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separada | É bom para aulas organizadas, com conteúdo denso e ministrado rapidamente | É mais organizado do que o parágrafo e absorve muita informação | Não é possível diferenciar pontos principais dos secundários |
- Fonte: Centro para Ensino e Aprendizado da Universidade de Stanford
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