Texto interessante de Dermeval Saviani para contribuir nos debates e no aprofundamento teórico, que se disponham a possibilitar uma melhor compreensão da educação e da sociedade e contribuir para a superação do atual estado de coisas e da educação, bem como produzir uma nova humanidade, uma humanidade efetivamente emancipada e humana.
Como nos aponta Saviani na conclusão do texto:
Na luta dos trabalhadores cumpre ampliar o máximo possível o espectro de abrangência das forças sociais mirando-nos, porém, no exemplo dos clássicos do marxismo (Marx, Engels, Lênin, Gramsci) que procuraram sempre mover-se no âmbito de dois princípios: 1) a diferenciação entre a perspectiva proletária e aquela dos burgueses e pequeno-burgueses progressistas; e 2) a firme união entre as forças que buscam expressar e fazer avançar a luta dos trabalhadores.
O advento da presente crise estruturaldo capitalismo, que irrompe exatamente quando o capital estende seu domínio sobre todo o planeta, coloca a exigência de sua superação abrindo uma nova era que podemos denominar de transição ao socialismo. Nessa nova era torna-se necessário que os movimentos sociais populares ascendam à condição de movimento revolucionário, realizando a passagem das lutas conjunturais à luta unificada da classe trabalhadora pela transformação estrutural da sociedade.
Nesse processo,a educação desempenha papel estratégico e indispensável porque, se a crise estrutural propicia as condições objetivas favoráveis à transição, para operar nessas condições não deixando escapar a oportunidade histórica de transformação estrutural, impõe-se preencher as condições subjetivas que implicam uma aguda consciência da situação, uma adequada fundamentação teórica que permita uma ação coerente e uma satisfatória instrumentalização técnica que possibilite uma ação eficaz. Ora, é exatamente esse o âmbito de incidência do trabalho educativo que, consequentemente, deverá estar ancorado numa sólida teoria pedagógica que elabore e sistematize os elementos garantidores dos três aspectos mencionados: aguda consciênciada realidade, fundamentação teórica coerente e instrumentalização técnica eficaz.
Enfim, no que se refere ao tema específico desta conferência, Pedagogia histórico-crítica, luta de classes e educação escolar, podemos concluir quea pedagogia histórico-crítica vem sendo construída como umateoria pedagógica empenhada em elaborar as condições de organização e desenvolvimento da prática educativa escolarcomo um instrumento potencializador da luta da classe trabalhadora pela transformação estrutural da sociedade atual. Dizendo de outra maneira: o que a pedagogia histórico-crítica se propõe é articular a educação escolar com a luta da classe trabalhadora pela superação do capitalismo e implantação do socialismo.
Link do texto completo:
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697/7085
Palavras-chave: pedagogia histórico-crítica, violência e filosofia, luta de classes e educação escolar.
Resumo
Após introduzir a abordagem da relação entre educação e luta de classes na sociedade atual, este artigo trata do significado do conceito de violência evidenciando a condição atual de um mundo regido pela violência que encontra justificativa no fascismo, definido como metafísica da violência. Em seguida aborda o problema da erradicação da violência na práxis social nas perspectivas do personalismo cristão (metafísica da não-violência), do existencialismo (concepção subjetiva da violência) e do marxismo (concepção objetiva da violência e da não-violência). Com base nessas análises explicita, na conclusão, a relação entre luta de classes e educação escolar na perspectiva histórico-crítica.
* O texto Pedagogia histórico-crítica, luta de classes e educação escolar foi a Conferência da Abertura da XI Jornada do HISTEDBR. Cascavel, 23 de outubro de 2013. Publicado em Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 5, n. 2, p. 25-46, dez. 2013). Mais recentemente, publicado como o quinto texto do livro Conhecimento Escolar e Luta de Classes: a Pedagogia Histórico-Crítica Contra a Bárbarie, dos autores Dermeval Saviani e Newton Duarte (Autores Associados, 2021).
“O livro de Dermeval Saviani e Newton Duarte expressa a concepção de conhecimento escolar mais avançada que interessa à classe trabalhadora na luta contra a barbárie e a desumanização, que negam ou anulam direitos universais básicos, e, portanto, interessa na luta pela superação do sistema capitalista que estruturalmente as produziu. Um livro certamente indispensável na formação de professores nas licenciaturas das universidades e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, mas não só. Indispensável na formação de quadros dos movimentos sociais e culturais da classe trabalhadora do campo e da cidade, na formação sindical e dos partidos políticos. Os quinze capítulos podem ser discutidos em conjunto num curso ou separadamente, em seminários, pois cada um trata de aspectos que incidem sobre o conhecimento que interessa na luta de classe. No fim da apresentação, os autores indicam que o caminho proposto pela pedagogia histórico-crítica implica decidir-se entre a escolha de 'se submeter ao ilusoriamente mais cômodo jugo da ignorância ou assumir os riscos da busca de conhecimento sobre o mundo, a vida e sobre si mesmo'. Trata-se de uma proposta a ser construída coletivamente pari passu com a luta de classe nos pequenos e grandes desafios. A Comuna de Paris, 150 anos depois, não foi e não será em vão!” [trecho do Prefácio, redigido por Gaudêncio Frigotto]