domingo, 6 de setembro de 2015

Para download: "Rebelião escrava no Brasil. A história do levante dos malês (1835)", de João José Reis

REIS, João José . Rebelião escrava no Brasil. A história do levante dos malês (1835). São Paulo: Brasiliense, 1986.

LINK PARA DOWNLOAD:

Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, em Salvador, enquanto os católicos comemoravam, na igreja do Bonfim, a festa de Nossa Senhora da Guia, negros africanos celebravam o Ramadã em suas senzalas. A celebração evoluiu para uma revolta, da qual não participaram exclusivamente muçulmanos, mas que foi por eles concebida e liderada.

O levante envolveu cerca de seiscentas pessoas, o equivalente a 20 mil pessoas na Salvador de hoje. A revolta terminou com muitos feridos, centenas de presos, além de mais de setenta rebeldes e dez de seus adversários mortos. A maioria dos rebelados era de membros da nação nagô, em cuja língua, o iorubá, muçulmano é imale. Daí malês, o vocábulo iorubá aportuguesado. 

Os objetivos dos rebelados não foram totalmente esclarecidos: queriam o fim da escravidão dos africanos, mas não é certo que almejassem extinguir a escravidão como sistema de trabalho na sociedade brasileira. Há depoimentos que os acusam de terem planejado a escravização de mulatos e o massacre de brancos e negros nascidos na Europa e no Brasil.

O autor discute a religião, os escritos, a dieta, o vestuário e as formas de organização dos malês. O livro analisa ainda o contexto histórico da rebelião: expõe as estruturas sociais e econômicas da época, a rebeldia dos homens livres, a série de revoltas escravas acontecidas na Bahia desde o início do século XIX e a natureza específica da escravidão urbana.

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelo post! Estava muito precisando ler esta obra!

    ResponderExcluir
  2. Tentei baixar mas dizia que a pasta do Google Drive estava vazia.
    Mas, boa notícia: encontrei o livro em outro site (site este que sempre me ajuda).
    Segue o link: http://gen.lib.rus.ec/book/index.php?md5=3f74b52fb15b0e84b0960ccb900f7366

    ResponderExcluir